terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Equador - Quito - Cotopaxi

A viagem para quito foi tranquila. Chegamos e pegamos um taxi até o nosso Hotel. Desta vez ficamos em um lugar onde tem o agito, próximo da praça Flock.
Neste local está o agito e é o local mais indicado para ficar.

Nossa próxima aventura foi subir o Vulcão Cotopaxi.
Pegamos um Tours que foi legal. Fomos de ônibus até um ponto e depois seguimos a pé. Como já tínhamos rodado praticamente todo o Equador, estávamos já cansados de andar de ônibus e queríamos chegar logo. O tempo se alterou muitas vezes até chegar ao ponto da caminhada. Achávamos até que não teríamos condições de seguir, mas para nossa sorte o tempo abriu. Antes mesmo de chegar já estávamos tirando fotos.....

Uma breve parada na entrada do parque para as rotinas de identificação e parada para ir ao banheiro. O parque é bem organizado e é claro que neste ponto já estávamos com a máquina de fotos a todo vapor....

Já fazia um frio danado....

A ideia era subir até o primeiro abrigo e depois seguir até o início do glaciar.
Já iniciamos bem alto, lembrando que o ponto máximo está a mais de 5 mil metros de altitude e falta o ar mesmo.

Seguíamos subindo e cada vez mais sentíamos o mal da montanha. Faltava o ar de uma maneira que cada passo era um desafio. A dor de cabeça é o primeiro sinal de que algo não vai bem.... Após alguns minutos já tínhamos uma baixa e assim foi durante os próximos minutos. A galera respeitava seus limites e voltava para o ônibus.

Ana também foi vencida e respeitou seus limites. Como outras pessoas estavam retornando para o ônibus e fariam companhia para Ana, Alexandre continuou.

O tempo por lá muda a toda hora e novamente estávamos no meio das nuvens e com um frio danado... Nessa altura tinha somente 4 pessoas do grupo.

Seguimos com o tempo piorando e por isso nem paramos no abrigo. Fomos direto até o início do glaciar. Começou a nevar e o terreno cada vez mais íngreme e escorregadio.

Depois de muita superação, chegamos ao glaciar. No retorno uma breve parada no refúgio e seguimos para o ônibus ... para baixo todo santo ajuda.... voltamos o mas rápido que deu, a galera que voltou já devia estar cansada de ficar aguardando o loucos que encararam a aventura até o final.....