domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tiwanaku

Um de nossos anfitriões encontrou um tempo para ir a um passeios conosco. Fomos ao sítio arqueológico pré-colombiano de tiwanaku.
Claro que logo foi preparado um grande farnel para ninguém ficar com fome na viagem.


Seguimos para ciudad Del alto e pegamos a estrada. Chegando lá fomos logo cercados por um grupo de pessoas vendendo objetos de barro ligados aos monólitos. o preço já não era muito elevado e com nossa negativa ia caindo. No final estava tão baixo que resolvemos comprar para dar uma ajuda. Também somos disputados por guias. Como já tínhamos lido bastante sobre o local achamos que não seria necessário, mas nossos amigos trataram logo de contratar um guia com a certeza que o passeio seria mais interessante.


Não deu outra, o guia contou muitas histórias e nos divertiu bastante. Ele era um tanto rapidinho e acabávamos ficando para trás. Amauta Juan não o perdia de vista e estava sempre colado na fera.


O sitio é enorme e está em mau estado de conservação, já teve muitos saques e tentativas frustradas de restauração. Ainda assim vale a visita, dá para viajar e ficar imaginando a vida naqueles tempos.


Vamos relatar só algumas coisas que curtimos mais.
Uma pirâmide que só se tem pequenas partes, tem que usar muito a imaginação e nisso o guia nos ajudou....risos



Em um templo semi-subterrâneo, observamos varias cabeças antropomórficas embutidas nas suas paredes. Observamos em umas delas a figura parecida com um marciano.




Ponto central no templo de Kalasasaya e a Porta do Sol . Parece que ela já não está mais no local correto e aí vai muita história. Os detalhes esculpidos na pedra são muito legais.




As paredes do templo também têm muita história sobre a reconstrução, mas curtimos viajar no tempo imaginando subir toda essa estrutura.




A porta da lua coitada, bem mais simples.


Os monólitos também são uma atração importante. O legal foi ver o maior de todas as esculturas antropomórficas, com mais de sete metros de altura e pesando 20 toneladas. Este já esteve na cidade de La Paz e agora está em segurança no museu. Sim, museu, ainda visitamos os museus lítico e cerâmico que ficam próximos.



Na redondeza é possível ver que muita coisa já foi retirada para colocar nas construções.



Dentro do templo ficavam só as pessoas mais importantes, a maioria ficava do lado de fora do templo. Para ouvir o que rolava lá dentro, as paredes tinham orelhas. Isso mesmo, cortes que amplificavam o som. É possível testar e acredite, funciona.



No final já estávamos com muita fome e foi o melhor piquenique que já tivemos.


 

Porque será que nesses lugares sentimos uma energia boa. No final chegamos a conclusão de que é porque estamos em boa companhia.