domingo, 22 de setembro de 2019

Equador - Custos em Montañita

Chegamos em Montañita no dia 02 de setembro de 2019.
Custo total do casal e em dólares.
Café da manhã - 7,00
Hostel do dia 02 até o dia 05 - 113,65 dólares ( média dia de 37,88 com os impostos )
Cerveja - 2,50
Almoço - 7,00
Mercado - 4,75
Padaria - 1,80


---------------------
Total = 136,70


Dia 03/09/2019
Ônibus para praia de Los Frailes - 6,00
ônibus de volta - 3,00
Água - 1,00
Padaria - 3,50
Água - 1,00
Cerveja - 3,40
Jantar - 7,00
Crepe - 3,50
Barraca aluguel - 4,00
Coco cola - 1,00


-------------------------
Total = 33,40


Dia 04/09/2019
Blusa  - 10,00
Almoço - 8,00
Crepe - 3,5
Cerveja - 7,00
Biscoito - 2,75
Pizza - 7,00
Drink - 5,00


----------------
Total = 43,25



Equador - Montañita

Nosso deslocamento de Quito até Montañita foi a noite. Saímos do Hostel, pegamos um "uber" até o terminal Sul de Quitumbe e de lá um Ônibus até o terminal rodoviário de Guayaquil. Faltava pegar um outro ônibus até Montañita.




O deslocamento foi tranquilo, o ônibus era bom e deu para tirar boas cochiladas até nosso destino.
Por lá trabalham muito em sistema de cooperativa de transporte e o cliente é disputado nas estações, tudo com um certo respeito na concorrência. Uma bagunça de certa forma organizada se é que é possível escrever isso.


Em Montañita ficamos no Hostel Cayena Beach. Não fica próximo da praia e não é dos mais baratos, mas tem suas vantagens e o custo benefício foi muito bom. O tempo não estava lá o que esperávamos e fazia até algum frio. O bom foi que tinha uma banheira de hidromassagem com água quente e apesar de ser pequena e muito disputada, o hostel não estava cheio e deu para curtir bastante. Outro ponto legal é que no hostel tem um cachorro da raça Dogue Alemão. Um pintado grande, dócil é lindo. Nós que gostamos de cachorro curtimos bastante.






Ana ainda não conseguiu manter a arrumação de sua mochila e logo na chegada bagunçou todo o quarto. Alexandre tentou até tirar uma foto da parte dela, mas não conseguiu, então segue somente a parte dele.....olha que viajam só com uma mochila de 40 litros.








Chegamos a conclusão de que, caso você não vá em um período de alta temporada, vale reservar somente um dia  por garantia e depois procurar lá o hostel que quer ficar. Em Montañita você vai andar pelas ruas, curtir a praia e os bares e para quem gosta de balada, uma noite agitada. Com isso tem tempo para procurar o melhor hostel. Nós por exemplo ficamos no Cayena e vimos outras opções interessantes mais perto do centrinho a um preço bem melhor. Durante o tempo em que ficamos lá o preço caiu ainda mais o que mostra que vale a barganha. Não se preocupe em não encontrar um lugar para ficar caso não tenha feito reserva, o que não falta por lá é hospedagem .






Este acima parecia ser bem legal e estava a um custo interessante.
Ficamos alguns dias em Montañita, do dia 02 até o dia 05 de setembro de 2019.
O tempo no primeiro dia não estava muito bom, tiramos para bater pernas pelas ruas do Centrinho e ficar na praia vendo o tempo passar.






No segundo dia fomos visitar a famosa praia de Los Frailes. Pegamos um ônibus na rua principal do centrinho, soltamos na porta do parque Nacional Machalila. Lá fizemos um registro e seguimos por uma trilha bem legal, com vários mirantes e pequenas praias até chegar a paia de Los Frailes.









Ana que anda sempre rápido já ia perdendo a entrada da trilha, mesmo tendo alguns turistas resolvendo se fariam a trilha ou não.








A trilha foi de mais de uma hora  e curtimos muito.
Alugamos uma guarda sol e fizemos o que se faz de melhor na praia.... ver o tempo passar...
A água estava muito fria, ventava e não tivemos coragem de entrar no Pacifico.














Da Entrada do parque até a praia e da praia até a entrada do parque tem taxis e moto taxis que levam a galera por um dólar por passageiro, nós é claro que fomos andando. Neste ponto de retorno a caminhada não é legal, o caminho é em uma estrada de terra batida e quando passam os carros você fica no meio de uma grande nuvem bem desagradável.
No hostel em que ficamos tinha o café da manhã incluso na diária. Depois do café da manhã saíamos para bater pernas e ver o que fazer. Descobrimos que no alto de um morro tinha um daqueles monumentos com o nome da cidade. Claro que fomos descobrir onde era e subimos para tirar as tradicionais fotos.









Em seguida ficamos sabendo que tem uma estátua que chamam de monumento ao surfista, ficava no lado oposto em que estávamos, resolvemos seguir caminhando até lá, mas pela praia.










Chegando no final da praia vimos um belo hotel que estendia suas lindas barracas a beira mar. Como estava em baixa temporada, não tinha muitos hospedes e na verdade nem vimos funcionários. Alexandre foi ao bar do hotel, comprou uma cerveja e ficamos curtindo a praia. A cerveja era bem cara, mas desceu muito bem no contexto.


Mais uma descoberta, seguindo após o monumento do surfista, pegamos uma estrada que levava ao topo de um morro e lá encontramos uma igreja. Santuário Blanca Estrella del Mar - dedicada a imaculada coração de Maria. O visual é magnífico e ficamos imaginando a missa em um lugar desse, deve ser emocionante.








Depois da refeição, uma parada obrigatória é nas barracas de crepe e no final de dia nas barracas de bebidas.




A noite não podíamos deixar de conhecer a tradicional balada de Montañita. Tem muitas opções de balada, como não estávamos no final de semana muitas estavam fechada, mas muitos bares vendendo bebidas e com música. Tem opção de balada para todos os tipos. O que é bem conhecida é um bar que a noite vira balada - Chamam de Caña Grill que não tem custo para entrar e tem uma ar praiano bem legal.




O último dia tínhamos que ir para nosso próximo destino e não tinha ônibus a noite, tivemos que ir pelo dia mesmo. Ficamos descansando no hostel até a hora de pegar o ônibus.





Não dá para falar que encontramos as melhores praias do mundo, moramos no Rio de Janeiro, mas curtimos bastante Montañita.