sábado, 16 de janeiro de 2016

RETORNANDO A LA PAZ

Saindo de Copacabana de volta para La Paz, não tivemos problemas, a volta foi cansativa mas tranquila. Muitos tomam susto com o fato de ter que fazer uma parada para atravessar o Lago Titicaca. Isso mesmo, temos que fazer a travessia do Lago de ônibus. Nós já sabíamos e estávamos até aguardando curiosamente para ver como era.
É feito uma parada, fazemos um pagamento e seguimos para a travessia no melhor estilo Bolívia. O ônibus vai em uma balsa que não dá para acreditar que vai aguentar. Nós, para alegria de todos, vamos apertados em uns barquinhos.
Chovia para a aventura ficar melhor e tivemos que ficar todos apertados em um abrigo aguardando o ônibus.








Chegando a La Paz um pouco de descanso, passeios pela redondeza para ver o movimento das pessoas, muita conversa com nossos novos amigos bolivianos e muita comida boa é claro.
Como já falamos, eles nos receberam muito bem e pela tradição da família, convidado tem que comer bem.


Ficamos mais uns dias na casa da família de nossos amigos porque tínhamos um grande evento. Uma festa de aniversário da neta dos anfitriões. Estávamos curiosos para saber como era uma festa de aniversário na Bolívia.
A festa foi um sucesso, como tradição muita comida e bebida (não alcoólica – festa de criança) para os convidados, palhaço e mágico para animar a criançada e uma piñata.
O quê vimos de diferente foi só a organização. As crianças sentam a mesa para comer, brincam de uma forma relativamente organizada e o Palhaço que também fez a função de Mágico é quem ficava responsável por ordenar as crianças. –Agora vamos fazer um lanchinho....e lá saiam todas as crianças atrás do palhaço para a mesa. Criança é criança em todos os lugares, tem choro, tombo e quero colo, mas percebemos que aqui somos mais bagunceiros. ... risos.