sexta-feira, 1 de maio de 2015

PONTOS INTERESSANTES

Veja como é o trabalho de limpeza das ruas! Eles não usam vassouras como conhecemos.

Outro ponto legal são as Zebras.  Crianças que não se comportaram bem e são encaminhadas para esse trabalho social. Eles ficam nas avenidas e ruas passando orientações sobre como se comportar no trânsito. São bem animados e tem uma atitude muito positiva. Vimos muitas vezes eles chamando a atenção do motorista porque parou sobre a faixa de forma muito divertida.

Os jardins são muito bem cuidados, assim como os parques. Pelo menos nos que vimos são bem legais. Sabemos que o clima ajuda, contudo, no caos que é La Paz, ficamos com uma imagem muito positiva.
 
 
 
 
A construção nessa área montanhosa não é fácil. Pelo que conversamos por lá é comum ter deslizamentos e infelizmente mortes.
Essa torre na foto abaixo, deveria ser um restaurante giratório, o problema é que o terreno cedeu e a obra está suspensa.
 
 
Padaria? Que nada, é assim que se compra pão por lá..


Todos os engraxates usam mascaras. Tentamos descobrir o motivo de usar máscaras. Inicialmente pensamos no frio, depois nos disseram que é porque eles devem algo para a justiça, entre outros motivos... resolvemos perguntar para um deles e a resposta foi que é por conta do cheiro da substância usada para lustrar os sapatos. Fomos pesquisar na internet e a primeira informação que recebemos é que são marginalizados e por isso se escondem. Não querem que saibam que são engraxates. Tem uma parte de engraxates que são trombadinhas, alcoólatras, drogados....Eles são muitos. É fácil encontrar um engraxate pelas ruas de La Paz.
Vimos esse malabarista fazendo sua apresentação em um sinal em troca de algumas moedas. Olha a roupa dessa cara, uma espécie de passarinho. Muito quente! Ficamos imaginando um cara com uma roupa dessa no Rio de Janeiro....risos. Lá tem mesmo que ser praticamente sem roupa.
 
 
 


MIrantes


La Paz tem vários mirantes. Fomos a alguns dos quais só lembramos o nome de um – Killi Killi . o outro que fomos fica no Parque Urbano Central. Lá, além de poder ter uma bela visão da cidade, é possível levar as crianças para curtir um dia bem legal.

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
É possível percorrer alguns quilômetros por uma passarela que passa sobre a avenida e também com uma visão bem legal.
Tivemos a oportunidade de visitar a parte baixa da cidade com uma prima do Juan. Ela fez um City Tour conosco e conhecemos vários parques muito bem cuidados, mostrando que na parte baixa tem muito lazer para a galera.


 







 



Teleférico – La Paz / El Alto


Não podíamos deixar de andar de teleférico. Um transporte que deu muito certo em La Paz, já que a cidade tem uma grande população e ruas pequenas, sem muita opção de transporte de massa.
Já tem três linhas e está em desenvolvimento a ampliação. São demarcadas por cores. Andamos na linha amarela e vermelha. É muito alto e a Ana ficou um pouco tensa já que tem medo de altura.
O preço é bem justo – 3 bolivianos.
A vista da cidade é magnífica desse ângulo. O problema é que algumas casas ficam vulneráveis mas acreditamos que já entrou na rotina das pessoas e míngüem fica mais tentando ver o que ocorre nas casas das pessoas.








Feiras Livres


Bolívia é uma verdadeira feira. Tudo é vendido pelas ruas, tem até lojas, mas muitas tem a sua frente uma barraquinha. Para quem gosta de feira é o local certo. Fomos a uma que é simplesmente a maior feira que nós já conhecemos. Achamos até que será difícil conhecer uma maior.
Essa feira chama-se de 16 de julho e ocorre às quintas-feiras e domingos. Lá é vendido de tudo! De um parafuso enferrujado a um carro modelo luxo, incluindo terrenos e casas. É claro que fomos muito alertados sobre a criminalidade no local. Não vimos um roubo no período de nossa viagem. Soubemos de um roubo em Potosi que contamos mais a frente. O lixo abandonado é abundante e o local fica com uma aparência ruim. O que notamos em boa parte é que o mercado é muito setorizado, até nas feiras. Tem um local só de barracas de bebidas, outro só de roupas, outro de peças e acessórios para carros, e assim vai.  

 
 
 
No dia de visita a essa feira, o Alexandre, Juan e seu irmão foram para a parte de automóveis e Ana, Maria e sua cunhada para a parte de roupas. Alexandre que não é muito ligado a carros não ficou muito animado, já a Ana parecia que estava em um parque de diversão. Acontece que por conta da economia local, as coisas são muito baratas, principalmente as roupas. Não é necessário falar que tivemos que comprar uma outra bolsa de viagem para retornar com tanta coisa.
 
 
 
Outra coisa interessante é que você encontra de tudo. Vi uma barraca, não lembro onde,  que vendia até cabeça de boi – Inteira!
Outra vendia carne na calçada...
 
Você tomaria esse suco marcado na foto abaixo? Esse era um bar na rodoviária. Que fruta tem essa cor. Parece que é um suco de pêssego.

COMEU MORREU!


O Alexandre queria fazer uma loucura gastronômica pela Bolívia, só que foi desaconselhado por todos, incluindo parentes do Juan que são médicos. É que a higiene nas barracas de rua não é o forte e devem ter bactérias que nosso organismo não conhece. Foi fácil encontrar turistas passando mal.
Vejam a foto abaixo...
Observem a marcação!
Eles lavam as coisas em baldes. Imagina essa água no final do dia? 


Uma dica de um parente do Juan foi comer no Mercado Camacho. Como ele está muito próximo da guarda municipal, responsável também pela parte alimentar, é mais seguro.
Não deixe de tomar um café da manhã por lá.
Outra opção de alimentação é o café bar Alexander. O local é legal, bom mas não é muito barato. Foi uma indicação do primo do Juan para alegrar o Alexandre....risos.