segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Porto





Partimos para nosso próximo destino e já nos sentindo peregrinos chegamos ao Porto.


 Seguimos andando da rodoviária até o albergue e foi uma caminhada grande. Por lá iniciaríamos a caminhada até Santiago de Compostela, mas colocamos mais um dia no Porto para ter tempo de conhecer melhor.
Ficamos no albergue do peregrino que é muito bem organizado, limpo e aconchegante. Por lá fizemos tudo a pé, exceção ficou quando nos encontramos com um amigo que está morando em Portugal. Ele, sua Esposa e Filho nos pegaram de carro no albergue  e fomos fazer um passeio. 


                          Lavadouro público - Local onde ainda se lava roupas como antigamente...
Tivemos o prazer de almoças na companhia desses amigos que nos levaram ao bairro da afurada para comer sardinha. Não em qualquer lugar e sim na Casa Futebol Clube do Porto Dragões.


 Ana que é louca por futebol ficou encantada com a surpresa.
É comum pela região fazer um “churrasco”.  O morador coloca na calçada sua churrasqueira, umas sardinhas e pronto.  Rapidamente o almoço está pronto. Foi assim que nos deliciamos comendo sardinha e tomando um bom vinho.



Ainda nos levaram para conhecer as redondezas. Ponto alto na Vila Velha de Gaia - Capela senhor da pedra que está assentada na praia. Isso mesmo, quando a maré está cheia não tem acesso à igreja.  



No final da tarde curtimos a ponte D. Luís, onde tem um belo visual e dá para se perder no tempo.


Para repor as energias churros, ou porras como chamam por lá. Na verdade a tal porras é o churros recheado.
Apesar de estar na onda de peregrinos, no final da tarde pegamos um barco turístico e curtimos o rio Douro. Foi bem legal.


Ainda como turistas, avistávamos as setas do caminho. Vale lembrar que é possível fazer o caminho português saindo de Lisboa.
É possível fazer de Santiago para Lisboa e ou de Lisboa para Santiago....



Pelo pouco tempo que ficamos no Porto, curtimos bastante e Ana escolheu o ponto alto o bolinho de bacalhau recheado com queijo de serra da estrela acompanhado com vinho do porto. 


Alexandre ficou na dúvida se foi a visita a igreja e torre dos Clérigos  ou o petisco no final do dia em uma das lindas praças do porto. 



Durante o dia fazia um calor danado e no final do dia a temperatura caia um pouco. Claro que o suficiente para Alexandre sentir frio. 


Com essa febre de tirar foto de tudo, os turistas queriam comer o bolinho de bacalhau e ainda tirar uma foto com a funcionária que fazia a iguaria. Ficamos imaginando em quantos países a imagem dessa menina não percorreu.


Tentamos ir ao famoso café Majestic, só que estava uma fila enorme para entrar e desistimos.


 O mesmo aconteceu com a livraria lelo & irmão, aquela que ficou famosa com o filme do Harry Potter.

Não gostamos muito de McDonald para nos alimentar, mas fomos até lá para conhecer. A loja foi comprada para instalação do McDonald, mas não pode fazer grandes modificações.



Portugal – Fátima


Chegamos a Portugal no final de julho/2018. Nosso ponto de desembarque foi Lisboa e de lá rumamos direto para Fátima. Optamos por usar o metro que tem uma estação dentro do aeroporto o que é muito bom.
Um ponto muito conhecido dos portugueses é ser direto. Por lá tudo é literal.
Logo na chegada experimentamos os diferenciais culturais. Ao chegar ao guichê do Metro, informamos que queríamos duas passagens para Fátima. A atendente categoricamente nos informou que o metro não vai até Fátima. Desculpamos-nos, esclarecendo que iríamos de metro até uma estação de ônibus e de lá seguiríamos para Fátima.  Simpaticamente a atendente falou – Então fale que vai a estação de autocarros.
Foi bem tranqüilo chegar à Fátima e por lá usamos novamente o sistema airbnb. Ficamos em um hostel simples, mas bem arrumado e o custo foi bem legal.  Algo próximo de R$125,00 – pela cotação do dia.
Neste dia nosso gasto foi baixo, já considerando as passagens de metro e ônibus, gastamos uns 70 euros sem contar o hostel que colocamos no cartão de crédito. Nosso almoço foi muito bom e gastamos uns 21 euros.


Por lá ficamos somente uma noite o que é suficiente. Fizemos uma gostosa caminhada pelo caminho dos pastorinhos e visitamos os Santuários, mas o ponto alto mesmo foi a procissão das velas.
Na missa da procissão, ver e ouvir as pessoas rezando, cada uma em sua língua, foi emocionante.



Para o clima ficar ainda melhor, estava um frio de assustar carioca. Para Ana uma maravilha, já para o Alexandre nem tanto.



Ficamos sentados na área central do Santuário vendo as pessoas chegando chorando, sorrindo, perplexas, ... é bom para refletir. 


Discutimos bastante neste dia o tema e o quanto o sacrifício em retorno a uma graça é algo que agrada a Deus.


Finalizamos nossa estada em Fátima com a certeza de que a felicidade está nas pequenas coisas.