quarta-feira, 15 de março de 2017

Rota dos Vinhos

Como falamos não iniciamos a motocada deste dia cedo. Nosso destino já estava decidido - Bento Gonçalves. 



O GPS tem ajudado muito até agora, não tivemos grandes dificuldades, exceto em um momento em que não gostamos muito da indicação e paramos para perguntar. Paramos em uma padaria, aproveitamos para esticar as pernas, tomar um café e comer algo. Um funcionário do estabelecimento nos informou que até tínhamos como ir por ali, só que ele não aconselhava de moto. Voltamos para a estrada em direção a Caxias do sul e logo o GPS acertou a rota. No dia anterior sempre pesquisávamos nossa rota do próximo dia e decidia o hotel. Nessa pesquisa, foi melhor fechar o hotel pelo site do estabelecimento que estava com um custo melhor que o Booking.
Ficamos no Hotel Super 8 que segue o estilo da rede Ibis e fica próximo da estrada, uns 3 km da entrada de Bento Gonçalves. 



O problema é que não dá para andar pela estrada, é muito perigoso porque não tem acostamento. Não sugerimos para quem não está com algum tipo de veículo. Por lá nos foi oferecido um serviço de deslocamento, um tipo de Uber com argumentação de que seria muito mais barato do que um taxi. Esse mesmo motorista nos levava de graça para almoçar/jantar em um determinado restaurante.
Hora de jantar! Não aceitamos as indicações do hotel e resolvemos ir até o centro da cidade. Demos uma relaxada nos equipamentos de segurança e seguimos de calça jeans e tênis. Sempre usamos  jaquetas e tudo mais em nossa proteção. Fica uma sensação de que está algo errado e é claro que está.
Não encontramos um lugar para jantar, estava tudo fechado. No final mandamos um sandubão mesmo.
No dia seguinte tomamos o café não tão cedo como de costume e fomos passear.



 Rodamos pelo centro da cidade em busca do passeio de trem, mas só estava disponível no Sábado e Domingo. Lamentamos, parece que esse passeio é muito bom. 



Fomos então pesquisar os passeios nas vinícolas. Os melhores só com reserva e não tínhamos esse tempo. Resolvemos então fazer a tradicional visita de degustação. 


Hotel em frente a vinícola Miolo.

Alexandre, o motorista da vez só ficou observando a Ana curtir de enófila. 



O pior é que ela parecia conhecer mesmo, uma verdadeira artista.



Iniciamos com a Miolo, por ser mais industrial e a visita ser mais completa. Fomos guiados por uma enóloga que inicialmente nos falou um pouco sobre as uvas, a história da empresa e a forma de produção.






 Depois fomos para a tão esperada degustação com dicas de um Sommelier. Em uma sada de degustação linda provamos um vinho tinto, um vinhos branco e dois espumantes. Já tínhamos recebido algumas dicas e foi legal colocar em prática os novos conhecimentos.



Na sequência optamos por ir para um familiar. Fomos para uma mais afastada da rota tradicional. O nome é Pizzato. Lá não tivemos opção de conhecer a vinícola, somente a loja e é claro degustação. Fomos muito bem recebidos com Merlot, Tannat, Alicante Bouschet, Chardonnay, e muto mais. O motorista da vez até se arriscou e fez algumas provas. 



Já Ana, enófila, que neste momento também já era Sommelier, fez umas 15 provas.... Resumindo, no finalzinho a Ana já estava entregue nos braços de baco. 







A dona ainda nos permitiu passear entre os parreiras. Demos boas risadas. Imagina a Ana correndo pelas parreiras....





Fomos para o almoço, encontramos um restaurante Italiano e matamos nossa fome com um delicioso e tradicional macarronada.



Ainda tínhamos a ideia de visitar outra vinícola industrial e mais uma familiar. O problema é que bateu um sono, uma moleza e vontade zero de tomar mais vinho. 




Voltamos para o hotel e fomos descansar. A noite nem saímos mais, foi de pizza delivery mesmo.
Para chegar a Bento Gonçalves, percorremos uns 400 km e levamos 7 horas e 20 minutos.