sábado, 16 de abril de 2016

Local onde os homens se tornam deuses – Teotihuacán

O próximo passeio foi para conhecer as pirâmides de Teotihuacán. O dia amanheceu chuvoso e resolveram comprar um guarda chuva. Mais uma vez esbarraram na questão do horário de abertura das lojas.
Foram passar o tempo no Zócalo e ver a movimentação das pessoas e curtir um pouco mais a catedral. O legal em uma viagem é observar com detalhes tudo. Já tinham visto uma estátua do Papa João Paulo II, mas olhando com mais calma, observaram que em muitos pontos tinham chaves incrustadas no monumento. Na verdade a estátua foi feita com o metal de muitas chaves. Quando o papa esteve no México, falou que eles tinham a chave de seu coração. Simbolicamente muitos mexicanos doaram chaves que foram derretidas para fazer a estátua.





Voltando para comprar o guarda chuva, procura de um lado, procura de outro e nada de encontrar um guarda chuva, até que encontraram na mesma loja que foi comprado os ingressos da luta livre. O problema Foi que era um desses mais modernos e caros. Bom, já estavam com a manhã seguindo e resolveram comprar.
Na hora de pagar o funcionário passou na leitura e cobrou um valor bem menor, Alexandre informou que ele teria cobrado errado e depois de alguma verificação,  retornou com a informação de que como foi um erro da loja, teriam que manter o preço mais baixo. Isso é respeito ao consumidor, ficaram felizes.

Teotihuacán fica a uns 40 km do Centro da Cidade do México. Pegamos o metrô até uma rodoviária e depois um ônibus até lá. 



Tudo muito tranqüilo. No caminho entra um cantante e passa um bom tempo da viagem distraindo os viajantes com seu trabalho. No final tiramos uns pesos do bolso com muito prazer.
Chegando à cidade de Teotihuacán o casal ficou maravilhado com a história do local e também com sua grandiosidade.


Teotihuacán foi uma das maiores cidades do mundo, bem antes da era cristã. Depois de abandonada, os astecas encontraram o local e consideraram um lugar sagrado. Depois ficou escondida sobre terra e vegetação e também ficou preservada na conquista de Tenochtitlan.


Subir nas pirâmides e poder sentir a energia daquele local fez muito bem ao casal.






Tem uma avenida que é chamada de Avenida dos Mortos. Ela percorre todo o sítio atual e seu nome foi dado pelos astecas que erroneamente julgaram que os edifícios as margens eram túmulos reais.


Logo na entrada o casal foi abordado por vendedores ambulantes e assim foi por todo o passeio ao sítio. Nada muito perturbador, mas os caras ficam insistindo e a cada negativa o preço cai mais. Tem peças de “prata” a preços bem interessantes.
Vale ressaltar que o casal ainda iria para o sul do México e as compras estavam fora de cogitação. Claro que a Ana sofre muito com isso.....  risos


No retorno Resolveram aproveitar e ir até a Basílica de Santa Maria de Guadalupe. A Virgem é venerada por eles. Primeiro foram para a igreja antiga com suas lindas torres gêmeas barrocas. Ela está com a estrutura abalada e o chão está tão desnivelado que chega a dar vertigem.


Seguiram para a nova igreja que pode acomodar 10 mil fiéis,  bem moderna e enorme.


 Ainda encontraram disposição para subiram até o cerro Del Tepeyac onde o milagre aconteceu.



De joelhos, Alexandre pede Ana em casamento e registram mais uma vez a união.


Como não voltariam por lá, compraram alguns regalos, tomaram o tradicional sorvete Paletas mexicanas e seguiram para colocar os pés para o alto e curtir um maravilhoso sono.
Chegando ao zócalo, já bem perto do hostel, viram um grupo passando em bicicletas acopladas umas nas outras. A galera fazia a maior farra seguindo os comandos do guia e gritando muito. Foram ver do que se tratava e era um passeio turístico. Claro que separaram os últimos resquícios de energia e curtiram o pedal.




Principais gastos do casal
Café – 50,00
Guarda chuva – 94,00 risos
Ônibus para Teotihuacán – 186,00
Entrada Teotihuacán- 130,00
Almoço – 250,00
Bike – 50,00
Lanche – 28,00