sábado, 19 de setembro de 2015

Voltando para Bolívia

Nossa volta de Machupicchu foi tranqüila. Pegamos o trem até Ollantaytambo e depois nos aguardava o translado para Cusco. É claro que sempre fica o medão de chegar e não ter ninguém te aguardando. Bom, felizmente não temos essa história para contar. Para nossa surpresa, nosso retorno foi em um carro particular, simples, mas confortável. O motorista foi logo nos oferecendo as famosas folhas de coca.

Chegamos a Cusco somente para pegar nossas bagagens no hotel em que estávamos e partir para a rodoviária. A atendente do hotel resolveu nos cobrar pela guarda bagagem, fato que já tinha sido negociado anteriormente com o Gerente e seria um diferencial por termos ficado lá duas diárias. Como ele não estava por lá tivemos um pequeno stress, nada que não faça parte da aventura. 
Ainda tivemos tempo de dar mais umas voltas pela bela Praça de Cusco e assistir a uma dança típica local.

Nosso último destino no Peru foi Puno. O retorno foi a noite e bem tranqüilo, apesar de ter levado uma noite inteira.

Em Puno não pernoitamos, chegando bem no início do dia,  tomamos um café e partimos para Isla de Uros que fica no lago Titicaca.
Como era muito cedo, ainda deu tempo para dar uma volta de taxi.
Pagamos 6 soles para um pequeno Tour.
A visita a Isla de Uros não foi lá tão emocionante, o dia estava chuvoso, tudo muito corrido e comercial.
Pagamos 20 soles cada pelo passeio até a ilha.
A busca por conseguir algum dinheiro do turista chega a ser triste. Vale a visita, é diferente e ficamos pensando como seria viver naquelas condições.
Tem a opção de pernoitar por lá. Claro que sem muito conforto.

O guia nos contou como são montadas as ilhas flutuantes.
Eles utilizam a Totora para tudo lá. Até para comer. Claro que provamos.... Não tem gosto de nada.
Na volta o cansaço já batia...

Mais algumas fotos do passeio.



Retornando, comemos algo e partimos para Copacabana. A travessia Peru – Bolívia foi tranqüila. O curioso é que ficam várias pessoas tentando ajudar o viajante a preencher a papeleta da imigração. É simples, mas vimos vários gringos aceitando a ajuda e pagando bem por isso.
E a casa de câmbio na calçada continua nos intrigando.
Pagamos 32 soles em um prato de truta para duas pessoas.

Despedimos-nos do Peru e voltamos para Bolívia rumo a Copacabana.

Para nosso prazer, um grupo de agricultores fazia seu ritual de agradecimento e pedido de boa colheita para o próximo período. Isso é muito legal. Tinha uns caras que passavam com umas folhagens batendo na perna das pessoas. Nos turistas era de leve, agora entre eles, era quase uma batalha. 


Vamos para Copa!!!!!!!!!!!