quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Um Maravilhoso Jantar!

Voltando ao relatos de nossa aventura pela Bolívia!
A sobrinha de nosso amigo Juan nos convidou para um jantar em sua casa. A recepção não poderia ser melhor. Antes do jantar um drink para abrir o apetite. Ela disse:
 - Que tal conhecer nosso famoso Singani? 
Abriu uma garrafa de uma safra premiada, que honra!
 Claro que adoramos e compramos uma garrafa para levar ao Brasil.


Na verdade o bar foi aberto para nós, entre muitas bebidas os tradicionais whisky e licores. Sorte que não somos de beber muito... risos


A sobrinha do Juan resolve nos surpreender. Nada de comida boliviana, nos foi servido pratos típicos do México. Uma curiosidade do Jantar. O boliviano tem uma queda por pimenta. Nós que estamos acostumados com os restaurantes mexicanos do Rio, achamos que poderíamos com a pimenta. O primeiro frescor veio de uma maneira radical. Tinha um recipiente com chocolate. Já dá para imaginar? Colocamos um punhado generoso em nossos tacos. Fomos avisados que era uma comida apimentada, mas o costume de colocar uma porção generosa de chocolate estava na memória...  
Chocolate com pimenta nos faz recordar logo uma novela da globo onde um dos personagens principais chamava-se ANA.
Bom, tasca Singani pra dentro... risos.


Alexandre que acha que come pimenta resolve brincar com o esposo da sobrinha do Juan para ver quem comeria mais pimenta. Louco! Tá na cara que pararia no hospital, Paula rapidamente trouxe para realidade e acabou com a “ideia de jerico”. 
Eles comem pimenta sem dar um suspiro.
No final demos muitas risadas e curtimos muito o jantar que estava maravilhoso.
Viu, ainda tivemos o prazer de dar um passeio gastronômico na cozinha mexicana.


Já que estamos falando de comida, tivemos também a oportunidade de sair com um primo do Juan, o simpático Gonçalo. Nos levou para passear na cidade e paramos em um café bem legal. Olha o nome – Alexander Coffee.
Uma boa bebida e um petisco maravilhoso só é melhor, com boa companhia e um bom papo.



Em muitos momentos comemos as famosas Saltenhas. Um fato curioso foi quando fomos servidos na casa de nossos anfitriões. Esse pastel boliviano, além do recheio tradicional – carne, frango, porco, vegetariano – tem um molho bem líquido. Ao morder vai esse molho para todos os lados. É como comer uma manga bem madura, o caldo escorre pelos seus braços. Para nossa surpresa os anfitriões conseguiam comer as saltenhas sem fazer grandes lambanças. Também demos boas risadas com isso e ficávamos tentando deixar escorrer o menos possível. Apesar de que o legal é deliciar a saltenha sem essa preocupação.