sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014


                           .....e agora??????


Nosso destino de férias seria a CHINA. Temos um casal de amigos que está morando lá e nos daria estada. Bom, a primeira coisa que deveríamos fazer era tirar o visto................................................     Não! Não foi isso que fizemos. Primeiro ficamos pesquisando tudo na internet, falando com amigos que já foram para lá e tudo mais. Em algum momento resolvemos ver a questão do visto.
Diferente dos EUA que até orienta não comprar a passagem antes de tirar o visto, para a China você já tem que estar com a passagem de ida e volta na mão, assim como preenchimento de um formulário, foto, passaporte, comprovante de endereço, e mais algumas coisas.  Levaria também a foto do Roberto Carlos de Terno Preto só par garantir. Como o expediente lá é só das 09:00h as 12:00h e não conseguíamos contato telefônico ou por e-mail, a Ana, que estava disponível na parte da manhã,  é que teve que passar pela tortura de conseguir informações de como tirar o visto.
Ana chegou lá por volta da 09:00h, um prédio que parecia ser residencial, pediu informação e encontrou o consulado. Era em uma sala bem pequena com um chinês e uma brasileira. Ana não entendeu o motivo mas a brasileira usava um microfone para chamar o próximo e dar seus recados. O chinês não se ouvia nem a voz.
Ana levava todos os documentos que tínhamos, exceto as passagens e a reserva do hotel.
Logo na primeira chamada de próximo,  a Ana percebeu que o atendimento não seria legal. Por várias vezes a funcionária falava ao microfone de uma forma nada elegante que o formulário só poderia ter 4 folhas, entre outras orientações para que o próximo não cometesse o mesmo erro. Ana nesse momento já estava com medo da mulher  quando o próximo recado chegou, da mesma forma,  rude.
– Quem tem dúvida fale com o amiguinho do lado.
 Ana bem mandada tratou logo de perguntar a pessoa que estava do seu lado como fazer para tirar o visto, uma vez que não faríamos reserva em hotel e a pessoa que nos daria abrigo ainda não estava como residente. A pessoa  do lado era uma estudante que estava com tanto medo da funcionária quanto a Ana. Uma pessoa que estava na cadeira atrás da Ana se colocou para ajudar. Tratava-se de uma despachante. Ela pediu desculpas pela forma rude de ser da funcionária, informando que já a conhecia há mais de 10 anos e que ela é assim mesmo, inclusive fazendo o registro de que é uma boa pessoa.  Diante das orientações super precisas e seguras, pegamos o contato da despachante e já estávamos dispostos a pagar para não passar novamente por aquilo.

Depois de falar com nossos amigos que estão na China e diante das dificuldades que vínhamos enfrentando para conseguir o visto, resolvemos abortar os planos........