sábado, 21 de setembro de 2019

Equador -Custos - Quito


 Vamos aos custos nos primeiros dias:

O Casal é do Brasil e Alexandre analisava a flutuação da moeda Dólar para fazer as compras da moeda. Infelizmente o cenário que ele esperava não aconteceu e o dólar disparou próximo da viagem. A média ficou acima de 4 dólares.

Levaram algo próximo de dois terço em espécie ( dólar ) e o restante do que esperavam gastar em VTM e em cartão de crédito. Como já dito em outras postagens, a economia é muito pequena para levar tudo em espécie, pelo menos para o casal que fazem suas viagens no módulo econômico.

Falando em econômico, perceberam que no Equador eles não gostam muito de receber cartão de crédito, impondo sempre custos extras que variavam de lugar para lugar. Acabaram deixando para usar o cartão de viagem e o cartão de  crédito no final da viagem.

Os gastos sempre considerados para o casal e em dólares.

Dia 31/08/2019

No aeroporto de Manta, quando tivemos problemas com o pouso em Quito. - 7,50 dólares em 2 sanduíches e 1  achocolatado.
10 dólares no “uber” do aeroporto até o hostel.

20,00  - diária do hostel.

Cometeram um erro de principiante e não levaram o adaptador de tomada. Isso foi inaceitável, até porque o custo de um adaptador + uma garrafa de água foi de 17,15 dólares.


10 dólares no jantar.

Total de 64,65 dólares

Dia 01/09/2019
O café da manhã estava incluído na diária do hostel.

Manga com sal -  1,00

Almoço – 6,00

Entrada na Catedral – 4,00

Sorvete – 1,00

água – 0,80

Pizza – 5,65

“Uber” – 8,00

Ônibus para Guayaquil – 26,00


Ônibus para Montañita – 12,00

Total de 64,45 dólares

 

 

Equador – primeiro dia em Quito


Na chegada ao aeroporto, a ideia era pegar um ônibus, mas foram orientados no balcão de informações a pegar um taxi que não era seguro. Já tinham lido que não era tão perigoso como a informação e pareceu que tinha um direcionamento ao taxi, mas como estavam cansados já tinham se preparado para isso. De qualquer forma pegaram as informações de como ir de ônibus. Parecia ser simples, tinham que pegar um ônibus até um terminal e depois um outro até o bairro onde ficava o nosso hostel.

Chegando fora do aeroporto foram abordados por uma pessoa que ofereceu levar por 20 dólares tentaram barganhar um melhor preço e ele propôs procurar uma outra pessoa que iria para um lugar próximo e com isso dividir os custos. Como já estavam no ponto do ônibus, aceitaram e ficaram observando ele abordar as pessoas na fila. Neste ponto uma pessoa que parecia ser local aceitou e seguimos de carro até o hostel.

Claro que neste momento estávamos muito cansado e não tem fotos.

Chegaram no hostel já a noite e foram dormir para recarregar as baterias que neste momento já estavam bem baixas....

O hostel que ficaram foi o El Hostelito. Um hostel tranquilo, bem estruturado e com um sistema de beliche moderno. Ele não fica muito perto do centro histórico da cidade, onde está os pontos turísticos e também não é muito movimentado a noite, mas tem um bom custo benefício.

No dia seguinte, após um bom café da manhã,  já com o tradicional mapa da redondeza, saíram para bater pernas.

 O casal gosta muito de caminhar e sempre que possível faz tudo andando. Seguiram a pé até o centro antigo para visitar os principais pontos turísticos.
Inicialmente a ideia era fazer o Free walking Tour. Procuramos saber de onde iniciava e o horário. Fomos para lá, que neste caso era na praça San Blas, e ficamos aguardando. Chegaram outros turistas e por algum motivo não chegou ninguém do grupo que organiza o evento. Bom, aos poucos os turistas foram desistindo e seguiram para fazer a caminhada.






Foram a  La Ronda. Uma rua histórica,  aquelas ruas turísticas onde tem muitos restaurantes, e outras lojas que turistas gostam. Lembram de uma loja de chocolate que entraram e o cheiro era incrível. Para quem gosta de chocolates deixa toda suas reservas financeiras lá. Curtir a arquitetura é ponto certo nesse centro histórico.


Claro que visitaram a La Basílica del Voto Nacional.  Uma catedral em que é possível subir até a torre e ver a cidade de um ponto privilegiado.





Outro ponto em que foram foi a Plaza Grande onde tem o monumento a independência. Tem uma história bem legal sobre o monumento .



Provaram também o tradicional sorvete de Paila, pesquise para conhecer melhor.....



Curtiram bastante os Parques, estavam em um final de semana e os parques estavam lotado. O Parque El Ejido foi um deles que gostaram muito, as igrejas e muito mais....

O dia foi corrido, uma vez que o casal Duplo A estava com o objetivo de ir para o próximo destino ainda naquele dia. O que o casal mais gosta nas viagens é ver a movimentação das pessoas, os cheiros, gostos, as tradições.... Bom, na volta ainda teriam alguns dias para curtir Quito. O legal é que já descobriram que o melhor é ficar no local Mariscal , neste tem uma movimentação maior na parte da noite,  no local onde estavam ficava mais distante do Centro Histórico e no Centro Histórico a noite ficava muito sem movimentação.

A noite, conversando como o recepcionista do hostel, conseguiram uma pessoa para levá-los  até a rodoviária onde pegaríamos o ônibus para o segundo ponto da viagem.
 
.
 
.

Equador – Rumo a Quito


Sempre que possível ficamos um dia na cidade em que chegamos e mais uns dias no final da viagem. Isso é bom porque na prática conhecemos melhor o local e se necessário alteramos o bairro /hospedagem.

Bom, foi isso que fizemos nessa nossa aventura no Equador.

 



Saímos do Rio de Janeiro e seguimos para Quito, com uma parada no Panamá pela Copa Airlines.

Alexandre já tinha ligo em algum lugar que o aeroporto de Quito era perigoso, comentou com a Ana sobre o assunto. Ana que tem um medo danado disse ser desnecessária a informação. Para confirmar, passaram a maior dificuldade no pouso em Quito. Já na descida o avião tremia todo e chegando bem perto da pista o piloto arremeteu a aeronave.

 A brincadeira do Alexandre acabou quando nas outras tentativas de descer foi sem sucesso. Imaginem o desespero, pessoas gritando, chorando, rezando.... Alexandre se despedindo da Ana e falando que ela era o grande amor de sua vida.... Pelas informações do comissário do voo, o problema estava no vento que era muito forte no momento. O desespero se elevou quando recebemos a informação de que não teríamos combustível para uma nova tentativa e teríamos que ir a outro aeroporto.
Descemos no pequeno aeroporto de Manta, ficamos por boas horas aguardando na aeronave para poder desembarcar.


A informação que tivemos foi que o veículo que levaria o combustível para a aeronave quebrou e estavam providenciando um mecânico para solução do Problema. Depois recebemos nova informação de que o mecânico estaria vindo de avião de Quito. Neste momento fomos autorizados a descer da aeronave e irmos para o saguão do pequeno aeroporto. Gastamos alguns dólares para nos alimentar ( Não entendemos porque tudo é tão caro nos aeroportos ) e ficamos mais algumas horas aguardando a solução.


 Em algum momento fomos chamados a embarcar e seguimos para nosso destino.

 No final as tradicionais palmas pelo pouso com sucesso em quito.

Ufa, estávamos em Quito!                                                     

Casal duplo A é assim Aventura tem que ser no melhor estilo.....O importante é que estamos bem e temos o que contar.....