sábado, 1 de setembro de 2018

Caminho de Santiago de Compostela – Rota Portugal


Nossa viagem de férias desse ano Agosto de 2018) foi para Portugal, objetivo principal fazer o caminho até Santiago de Compostela.
Neste ano não conseguimos autorização de férias com uma boa antecedência e com isso não deu para fazer muito planejamento.
Como já tínhamos feito o caminho de Santiago, já tínhamos muitas coisas e só tivemos que comprar nossas botas de caminhada . Ana preferiu compra um tênis para caminhadas.
A situação econômica não era a das melhores para viajar para o Exterior. Nossa moeda estava muito desvalorizada e nossos gastos ficariam elevados.
Algo próximo de pouco mais de um mês antes da viajem resolvemos fazer o caminho e compramos alguns euros e colocamos outra parte no cartão de viagem. Nosso custo médio de compra ficou em torno de 4,5 reais para cada euro. Levar reais para trocar lá nem pensar. Chegando lá Alexandre foi ver quanto estava a cotação e era de 5,02 reais para cada euro.
 Levamos um total de aproximadamente 2.700 euros. Nos cálculos do Alexandre, é possível passar 20 dias em Portugal com 1.500 euros.
Almoço e Jantar - uns 20 euros, café da manhã uns 5 euros, hospedagem uns 30 euros. A diferença fica para deslocamentos, passeios e extras. É claro que é possível reduzir esses gastos até pela metade dependendo do seu perfil de consumidor/viajante.
Não tem desculpa de não ter dinheiro para sua viagem. Encontrando uma boa promoção da passagem, você se estrutura para gastar o menos possível com alimentação, não entra em excursões, faz tudo por sua conta, faz só uma boa refeição por dia, vai ao mercado e compra alimentos para reduzir seu custo com alimentação, ...
Assim partimos para nossa próxima aventura de férias. Fomos de Air France em um avião ótimo com vários filmes que foram lançados recentemente no cinema, além do serviço de bordo que era muito bom.