domingo, 20 de abril de 2014

RELÓGIOS 2

A Suíça é mesmo o país dos relógios.  Achamos que tem mais relógio lá do que braço. Em toda loja tem um cantinho vendendo relógios.
Para não perder o costume a galera ainda coloca relógio de sol em suas casas....


BONECO DE NEVE

Caminhar na neve logo nos remete a boneco de neve! É claro que a primeira coisa que pensamos em fazer foi um boneco de neve. O problema é que a neve já tinha caído há alguns dias e estava compactada. Fazer um boneco de neve nessas condições não é tão fácil. Como não desistimos nunca...fizemos um boneco de gelo.


O nosso primeiro boneco de neve recebeu o nome de Dumbledore.

Outra ação que não poderíamos deixar de fazer é escorregar pela neve. Pegamos uma espécie de trenó e colocamos ladeira abaixo. Foi muito bom!



Alexandre tentou evoluir com o treno fazendo dele uma espécie de skate mais não deu certo....
A brincadeira é realmente muito legal, o problema é que para descer todo santo ajuda.....Já na subida....

RUMO AOS ALPES

Bom, depois de curtir Zurique rumamos para os Alpes. Isso mesmo! Nossos amigos moram em Alvaneu e fica nas montanhas. Seguimos pelas lisas e belas estradas da Suíça até a pequena Alvaneu e foi lá que passamos os restantes de nossos dias em terras frias.
Nossos amigos voltavam para sua rotina de trabalho e mesmo assim continuavam preocupados conosco e buscando nos deixar bem à vontade, além de planejar atividades para nossos melhores momentos em férias na Suíça. Partimos então para fazer um reconhecimento do local, caminhando pelas ruas e indo até uma capela que ficava no alto de um terreno coberto pela neve.
 





A neve é uma das ações da natureza que nos traz muita paz. Pelo menos para nós que vivemos em um país de muito calor. Esse contato com a neve vai ser sempre único para nós!
Vamos registrar o que nossos amigos lembraram. É neve quando está caindo, chegando ao solo e compactando, gira gelo.


CAFÉ COM CHOCOLATE!

O café não era barato, mas não dá para resistir a uma paradinha para apreciar essa delícia. A bala que vê ao lado é uma bola de chocolate simplesmente deliciosa!
Por que será que de férias apreciamos mais um simples café??????   
Até água é melhor em um bom Bistrô na Suíça..... risos
Vamos falar um pouco sobre chocolate. O preço não é lá muito convidativo, mas compensa gastar um pouco com chocolates e não é necessário falar muito sobre esse assunto. Já é de conhecimento de todos que a Suíça tem um dos melhores chocolates. Comer chocolate no frio é ainda melhor. 

RELÓGIOS

Passeamos por lugares lindos em Zurique e como não podia faltar na Suíça, muitos relógios...
                      Esse é o relógio com o maior diâmetro da Europa.

Em todas as estátuas que vimos, existiam espinhos para evitar que pássaros pousem. Não sei se resolve muito....



BRASIL !!!!!

Não vamos fazer nenhuma comparação com o Brasil, até porque são situações distintas. O clima, a número de pessoas, a forma em que fomos colonizados e tantos outros fatores que leva essa discussão para bem longe. É claro que você lendo algumas coisas que estamos registrando vai fazer isso e perguntar por que aqui não é assim. Em muitos momentos também perguntamos isso!
Estamos representados também na Suíça. Olha o restaurante que encontramos.
Perguntamos aos nossos amigos porque alguns veículos tinham uma letra L na placa. A resposta foi que esse condutor tinha pouco tempo de habilitação e isso é para que ele seja identificado. A filha do Alexandre tirou carteira tem poucos dias e ele gostou da ideia.

É um país que faz muito frio em boa parte do ano, não é comum ver muitas pessoas nas ruas. O curioso foi ver esse prédio com a fachada toda de vidro e sem cortinas. Era possível ver as pessoas sentadas no sofá vendo sua TV. Tão simples assim!

RECICLAGEM

Outro destaque em toda a Suíça foi o tratamento com o lixo. Lá você paga para jogar fora o lixo. Você tem que comprar uns selos e colocar na sua sacola de lixo antes de descartar. Resultado, a reciclagem faz parte da rotina das pessoas. Em vários locais você encontra coletas de material para reciclar.
                               Essa foto foi dentro de um supermercado.           
                        Esses são os selos que devem ser colocados na sacola do lixo antes de descartar.

BIKE

A estrutura para quem anda de bike é simplesmente perfeita. Acredita que na ciclovia tem bombas de ar para você calibrar os pneus da magrela.
O respeito ao ciclista é muito grande. Basta que o ciclista estique seu braço que o automóvel reduz e dá passagem. Eu ví isso acontecer, é simples assim!

ZURIQUE

Zurique é uma cidade linda e bem organizada. Sentimos falta do colorido, talvez seja o estilo Europeu ou o período do ano.

Um detalhe que o Alexandre registrou foi o uso da bicicleta. Estava um frio danado e muitas pessoas utilizavam a bike para se locomover. Seria ótimo ver no Brasil um sistema no mínimo parecido com o que vimos em Zurique.

Observe os estacionamentos para bike....


JÁ EM TERRAS FRIAS.....

Chegamos à Suíça por Zurique. Nossos amigos já estavam nos aguardando no aeroporto e seguimos para um hotel. Como eles tinham dois dias de folga, a ideia foi ficar dois dias em Zurique e depois seguir para a cidade onde moram nossos amigos.
A primeira situação que me chamou a atenção foi que no hotel não tinha recepção. Nossos amigos fizeram a reserva pela internet. Nessa reserva recebem um código onde digitam em um painel para retirar a chave do quarto, ou melhor, apartamento, já que tinha dois quartos, uma pequena cozinha e um banheiro. Na saída é mesma coisa, basta colocar a chave no painel e digitar o código. Simples assim!


Vale registrar que não são todos os hotéis que são assim, acreditamos que seja uma opção mais em conta.
                                                 
                                                         Essa é a chave do apartamento!