sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Chegada ao México


Eles já tinham lido para não dar mole no México, a violência estava grande.
Logo que chegaram ao aeroporto uma mulher parou o casal e alertou para não pegar taxi de rua e segurar bem a bolsa. Mesmo sendo carioca, rolou um medo. Normalmente o casal procura o meio de transporte mais barato, mas com o medo trataram de pegar um taxi do aeroporto. Não vale dar mole logo no início da viagem. O taxi custou 224 pesos até o centro. Depois descobriram que é possível pegar um ônibus que leva até o centro e que é bem tranqüilo.
Vale registrar que o Real estava trocando um pouco mais que quatro pesos e o taxi saiu por um pouco mais que 50 Reais.
As primeiras trocas de moeda fizeram no aeroporto mesmo e para surpresa a melhor cotação que fizeram. Trocaram a cotação de um dólar por 16,91 pesos.
A ideia era ficar em hostel como fazem sempre. O único hostel que reservaram foi o dos primeiros dias. Tinham visto no Booking o Hostel Downtown Beds que gostaram. No check–in mais uma surpresa, a reserva foi feita só para uma pessoa e não para duas. O hostel não estava lotado, tinha lugar, o problema é que eles alegavam que o preço que tinham era uma promoção do Booking e que sem a reserva teríamos que pagar o preço de balcão. Não conseguiram fazer uma nova reserva pelo booking e depois de alguma negociação o preço ficou em 2.066 pesos pelo casal e por 3 dias. Na reserva inicial o preço sairia por uns 28 dólares e no final pagamos uns 40 dólares a diária. Não foi caro, mas a expectativa de pagar menos é sempre bem vinda.
O hostel é bem localizado, limpo, tem um café da manhã simples, uma área de TV legal, um bar e os quartos coletivos com banheiros externos. Apesar do problema o casal recomenda.



Eles ficaram em um quarto com oito camas, sendo que ficaram na parte superior dos beliches. Coisa de casal jovem..... imagina no meio da noite quando dá aquela vontade de ir ao banheiro..... risos...



Outra opção legal que pesquisaram foi o hostel que fica na parte dos fundos da Catedral Metropolitana no Zócalo. O Hostel chama-se Hostel Mundo Joven Catedral, o casal até tentou uma reserva nesse hostel, mas estava lotado.
Outra curiosidade é que em todas as hospedagens é solicitada uma garantia em dinheiro. Nesse primeiro foi de 100 pesos e que devolvem na saída. 
Como levaram as mochilas como bagagens de mão não estavam com muitas coisas necessárias em uma viagem. A primeira parada foi em uma farmácia para comprar pasta de dente, protetor solar, repelente, desodorante,.....
O primeiro contatado com a comida foi engraçado. Como ficaram no centro da Cidade do México, são muitos os restaurantes e sempre tem alguém na rua tentando convencer a entrar. Aceitamos o convite de um senhor. Chegando ao restaurante aceitamos os palpites do senhor.
A entrada foi pão com molho. De pimenta é claro.


Depois, um verdadeiro balde da famosa michelada.


O prato principal do Alexandre nada de mais. Um queijo, lingüiça, carne e a surpresa, cactos. Isso mesmo, eles comem cactos.


Paula foi com os tradicionais tacos e um pote de feijões.


Tudo com muita pimenta.

O custo todo dessa almoço foi de 306 pesos mais 20 de propina. Gorjeta no México chama-se propina.